18 de mai. de 2011

22 - Produzindo Jaguara - Influências e referências musicais

Toikobé!
Como o título diz, hoje vou falar de influências musicais no meu trabalho. Algumas é claro...
Mas vocês podem se perguntar: "– O que tem música a ver com produção de quadrinhos?" – Respondo: "- Tudo!"
Geralmente, quando mergulhamos em nosso mundo situado em nossa prancheta (ou mesa da cozinha), a maioria dos artistas coloca algum som pra rolar. Em muitos casos, este som influencia diretamente em nosso trabalho de várias formas.
No meu caso e da Jaguara, dependendo do que eu queria desenhar naquele momento eu escolhia uma determinada música ou gênero para ouvir.
Meu gosto é variado e totalmente interligado com meu estado de espírito. Geralmente a música eletrônica me atrai mais, bem como rock e música clássica. No geral, o rock me deixa mais seguro e firme no desenho. A música clássica me deixa mais sensível e concentrado. A eletrônica me deixa "ligado", com mais adrenalina e muito empolgado, tanto é que desenho mais rápido quando escuto este gênero.
Esta semana, eu estava mexendo em alguns discos de vinil que tenho aqui e um me despertou uma boa lembrança.
Liguei o computador, me conectei à internet e encontrei alguns clipes dessa banda, que particularmente gosto muito. A banda se chama New Order, formada por Bernard Sumner, Peter Hook, Gilliam Gilbert e Stephen Morris. Suas músicas foram pioneiras em misturar o rock com ritmos dançantes eletrônicos, principalmente a disco music sintetizada e eletropop. Summner, Hook e Morris eram membros remanescentes do Joy Division, que formaram o New Order após o suicídio do então vocalista, Ian Curtis. A tecladista/guitarrista Gilliam Gilbert entrou para a banda em 1980 e nos anos 80 e 90, foram uma das melhores bandas de música eletrônica que se tem notícia. Sua influência caracterizou o que se conhece hoje como Dance Music e lançaram álbuns históricos, com várias músicas que são referências no gênero até hoje.
Vou falar de duas músicas em especial: "The Perfect Kiss" e  "Round and Round".
A primeira é realmente um primor em termos de variedade de instrumentos tocados e sons programados e introduzidos de sintetizadores. Há até um som de coachar de sapo em um trecho da música.
O vocal de Sumner é firme e direto e a letra, um tanto diferente e trágica, mas a melodia que eles construíram e que toma sozinha a música a partir da metade (sua versão original tem 9'30 min) nos deixa em êxtase.
O diferencial do clipe de "The Perfect Kiss" que vale lembrar, foi feito em 1985, é que ele mostra simplesmente os integrantes da banda tocando todos os instrumentos e fazendo as inserções de sintetizadores do começo ao fim da música! É um tipo de construção artística, que mistura vários elementos inusitados e aparentemente desconexos, para formarem uma linearidade sonora, resultando em um som único e fluente.
Tive um professor de música na faculdade (grande Prof. Celso Cintra!), que nos ensinou a ouvir músicas com olhos fechados e tentar identificar os instrumentos tocados e analisar sua fluência musical. Grande dica que serve perfeitamente para esta música!
Essa analogia particularmente, aplico em meu trabalho. Buscar e pesquisar elementos variados para transmitir uma mensagem única, que faça sentido ao leitor e que identifique minha obra. Não é tarefa fácil, mas ouvir um som desses ajuda muito:


Essa música é uma influência direta pela minha busca ao complexo para constituir um trabalho linear e simples.
A próxima música se chama "Round and Round" e seu clipe, feito em 1989 fez parte do albúm Technique.
É um estilo musical dançante, muito próximo do Tecno. O clipe dessa música é muito interessante e inovador. Ele mostra oito jovens modelos, de etnias diferentes com os ombros nús em close com atitudes espontâneas diante da câmera. Ele foca muito as sutilezas e expressões do rosto feminino, e no caso das modelos do clipe, suas emoções diferentes diante de uma câmera. A impressão que se tem é que parece que elas estão olhando diretamente para nós, dialogando e expondo suas personalidades, além de suas belezas particulares.
Resumindo, é uma clara homenagem à figura bela, misteriosa e inocente que as mulheres podem invocar (algo que falta hoje na imagem que se constroem das mulheres, principalmente nas mídias de massa).
Foi filmado em preto e branco, com inserções subliminares de imagens coloridas baseadas claramente na Pop Art. Dizem que essa ideia influenciou no clipe da música "Black or White" de Michael Jackson.
Houve duas versões do clipe para "Round and Round". A primeira é que aparecesse uma modelo durante o clipe todo, exatamente a primeira modelo que aparece em ambas as versões, chamada Patty de Silva.
Na segunda versão, que se tornou a oficial, é que Bernard Sumner sugeriu que fossem várias modelos e não apenas uma. Há uma lenda na internet que diz que a atual esposa de Sumner seria uma dessas moças, mas como ela não aparece em público e após mais de vinte anos, ninguém ainda conseguiu confirmar esse boato.
Além da música, que gosto bastante, este clipe é uma referência visual fenomenal para ilustradores. 
Explico: nele encontramos diversas expressões de mulheres e modelos de rostos femininos suaves e diferentes. É pausar e desenhar!
Com este racionínio, ao rever o clipe em um velho VHS por volta de 1995, me deparei com a 6ª modelo que aparece, chamada Veronica Webb, que me serviu para alguns estudos do rosto da Jaguara.
Literalmente, encontrei uma excelente referência visual na música!
Segue um vídeo da música e suas duas versões:


Versão "Only Patty".


Versão oficial do clipe.

Segue então algumas imagens da modelo que serviu de referência para algumas poses do rosto da Jaguara:



Imagem congelada do clipe "Round and Round" da modelo Veronica Webb.


Desenho da Jaguara baseado na imagem acima. Em esboço azul e grafite 6B.

Este post é também uma dica de trabalho mas, espero ter mostrado um pouco da importância da música com o artista de quadrinhos. Claro que o que eu mostro aqui é sempre relacionado à produção do próximo livro da Jaguara e não falo por todos, mas essa relação existe entre cada profissional com seu respectivo gosto musical. 
Agora são 2h30 da manhã e minha esposa dorme a um bom tempo. Mas antes de dormir, creio que vou escutar "Bizarre Love Triangle" e "Everything is Gone Green"...
É isso!

Valeu!