8 de nov. de 2012

55 - Produzindo Jaguara - Arrivée en France

Toikobé!
Uma grande novidade surgiu de um contato muito legal que fiz com Eduardo Barbier, editor da revista em quadrinhos francesa La Bouche Du Monde.

Criada em 1991 em Belém do Pará com o nome de “A Boca do Mundo” e foi editada até o n° 4. Em 1998, na cidade de Narbonne ela renasce e se transforma em La Bouche du Monde, primeiro fanzine franco-brasileiro de quadrinhos aonde é editada até hoje. Em 2005,ela foi convidada no Festival Internacional de la Historieta de  Moron, Argentina e no mesmo ano ela participou da exposição HQ e BD, a arte do imagético, em São Paulo. Em 2008, o editor, Eduardo Brabier, foi convidado para o Festival internacional de quadrinhos da Argélia e no ano seguinte a BduM fez parte da seleção oficial do Festival Internacional de Angoulême.

Capa da 11ª edição, onde nosso conterrâneo Antonio Cedraz é homenageado e entrevistado.

Neste ano, através de um contato pelo face, o Eduardo me convidou a participar da seletiva do FIBDA 2012, enviando uma revista que edito e publico em parceria com a Editora Arresala, chamada Nabil.
Para nossa felicidade, a revista do Nabil foi selecionada e fez parte da Seleção Oficial do Festival, entre revistas do mundo todo.
Quando Eduardo conversou comigo dando a notícia, surgiu então a ideia de fazer uma história curta da Jaguara em sua revista. De imediato, adorei o projeto e acertamos então, a publicação dessa história da Jaguara em francês, que será traduzido pelo próprio Eduardo, para a La Bouche du Monde que sairá em março do ano que vem!!!
A história será um conto de guerra que fará parte de sua cronologia, diretamente ligada ao segundo livro da Jaguara, em fase de produção (60%) que sairá também no ano que vem.

2013 será o ano da sorte para nossa poderosa guerreira...

Valeu!