16 de nov. de 2014

61 - Produzindo Jaguara - Participação na Comic Con Experience

Toikobé!
Uma grande novidade aqui no estúdio para todos nós: vamos participar da Comic Con Experience que será do dia 04 ao dia 07 de dezembro!!!!!



E o que isso pode e irá significar para mim como artista, como empreendedor e para quem trabalha comigo no estúdio e para o estúdio?
EXPOSIÇÃO!!!
Eu acredito muito nesse evento particularmente e está sendo organizado por caras comprometidos com a cultura pop atual (ou Nerd, como queiram...), que inclui a área de Quadrinhos, que hoje já está a muito tempo vinculada ao mundo das animações, filmes com suas adaptações, action figures e sem falar no crescente mundo dos games.
O Omelete é um site de cultura pop que visito diariamente e são estes caras que estão organizando este mega evento, que terá empresas do porte da Disney, Fox, Warner, Mauricio de Sousa Produções, Sony, Cartoon Network, Panini dentre outras grandes empresas do setor pop.


Home do site do Omelete, um dos melhores sobre cultura pop da atualidade.

Não é fácil estar num lugar desses, pois tem-se muita disputa por espaços e principalmente um alto custo de investimento, mesmo para nós pequenos.
Entretanto, expor nosso trabalho sempre exige tempo, talento, crença e dinheiro, não tem jeito.
A Jaguara foi retomada com vigor e metas estabelecidas. O próximo livro sairá dia 19 de abril de 2015 e em sua página do Facebook, mostro algumas das páginas do livro II que estou produzindo no estúdio:



Lápis e cor de uma das sequências do livro II, entitulado "Jaguara e o Segredo dos Guarini Ka'i".


Para o primeiro semestre de 2015, irei publicar o primeiro livro infantil da Jaguara Mirim.
Um game da Jaguarinha (como a equipe a chama carinhosamente) está em desenvolvimento e estaremos na Comic Con Experience exatamente para buscar apoios e parcerias.


Imagem promocional do game da Jaguara Mirim em desenvolvimento inicial. Aqui vale meus profundos agradecimentos a todos aqueles que dedicam seu tempo, carinho, talento e crença na pequena guerreira: Rafael Secco, Karina Souto, Luiz Fernando, Denis Oliveira, Edu de Assis e David Menezes. Obrigado galera. Estaremos todos por lá...


Tela capturada do jogo que estamos desenvolvendo na engine UDK 4, onde mostra a Jaguara Mirim explorando o cenário do jogo.

Um game da Jaguara sempre esteve nos meus planos e estarei lá em busca de parcerias neste projeto também.
Além disso, hoje, sou instrutor numa rede de escolas de computação gráfica chamada RedZero, que através de incentivos internos, me pôs em parceria com um super artista escultor chamado Elias Lagares, que vai me ajudar a desenvolver esculturas da Jaguara e de seus personagens, incluindo os personagens do folclore que aparecem em seu universo, sob minha interpretação artística.
Agradeço aqui então ao Marlio Silva, coordenador que me selecionou inicialmente, ao Raphael Braga, Diretor Acadêmico que me entrevistou, à gerente da unidade Lapa, Roberta Andrade que me apresentou ao Elias e à gerente Sandra da unidade Tatuapé, que me recebeu com muita hospitalidade e atenção para que eu trabalhasse o mais à vontade possível.


Home do site da RedZero.


Página do Facebook de Elias Lagares. Vale muito a visita. O cara manda muito bem em modelagem.

E um dos personagens que o Elias irá esculpir será o Saci Aíba!
Vou dizer algo aqui, que é quase uma confissão juvenil: não vejo a hora de ver esta escultura feita por ele, pois tenho certeza que será show!!!!! 
O Elias irá se basear nestas 3 ilustras do Saci para compor sua escultura:




Como admirador do trabalho desse artista, tenho certeza que irá compor e fazer uma ótima escultura.
Inclusive, estou colocando na página do Facebook da Jaguara todo esse processo de criação da modelagem dessa escultura e de outra da Jaguara que eu estou fazendo com a supervisão do próprio Elias.
Estarei junto dos integrantes e parceiros do estúdio, demonstrando ao vivo o processo de criação e produção de ilustrações, tanto da Jaguara, quanto dos personagens que desenvolvemos no estúdio, como o Nabil, a Jaguara Mirim, o Saci de Duas Pernas. 
Estaremos trabalhando em nosso pequeno espaço com duas formas de ilustrar: a tradicional e a digital.
Teremos ilustradores desenhando e colorindo manualmente, com papel, lápis, aquarela e lápis de cor de um lado da mesa de nosso estande e do outro, ilustradores trabalhando com uma Wacom Cintiq, ápice da tecnologia artística digital dos tempos de hoje.


O mestre Moebius fazendo uma demonstração em uma Wacom Cintiq no Festival de Angouleme em 2010 neste vídeo no You Tube.


Além disso, estarei mostrando o portfólio do estúdio, que pode se ter uma prévia no novo site:


Home do site do estúdio Eureca! Design. Com muito orgulho...


Irei com muitas expectativas à este evento, simplesmente para mostrar o trabalho do estúdio e apresentar a Jaguara ao máximo de pessoas possíveis.
Sei que o que encontrarei por lá será, além de um universo de pessoas apaixonadas como eu, encontrarei gigantes do mercado de entretenimento, encontrarei a nata de ilustradores de nosso país, o Maurício de Sousa, grandes estúdios, e uma infinidade de personagens conhecidos mundialmente.
Esse último "detalhe" me faz pensar que tentar mostrar personagens novos e totalmente brazucas seria muito difícil, por conta da competição natural com estes personagens que todos conhecem em todo mundo.
De frente ao espaço onde ficarei, terá um estande de cosplays e será muito legal ver a movimentação e a criatividade dessa galera ao declarem seu amor aos seus personagens preferidos.
Como criador, não deixo de ter um pensamento muito intimista e sonhador, de que quem sabe um dia, a Jaguara possa cair no gosto do público.
Penso não existir fórmula mágica para isso a não ser "dar as caras" e investir nisso.
Investir esperança, talento, trabalho duro, Amor, dedicação, estudo e grana, é claro.
Oportunidades sempre aparecem quando estamos direcionados mentalmente para aquilo que amamos fazer. Elas surgem é verdade, mas também em muitos momentos temos nós mesmos de criar estas oportunidades.
Durante um tempo, muitas mudanças aconteceram na minha Vida que me fizeram perder e rever muitos conceitos e lidar com alguns medos bloqueadores.
Conceitos vão e novos conceitos surgem. E sempre minhas personagens estiveram ao meu lado, pois são criações minhas e desta forma, percebi mais ainda como é um Amor diferente que o criador tem com sua criação.
Então, deixar sua criação escondida ou ela ficar assim por conta de medos infundados e bloqueios tolos, é injusto. Injusto com a criação, injusto com o criador.
Penso então que muitas vezes fazemos nossa própria sorte e construímos nosso próprio caminho. De olho em oportunidades é claro, mas nós somos seres transformadores quando queremos e deixamos esse Amor pelo trabalho fluir e ser livre.
Um aluno meu, por coincidência, me perguntou ao saber da minha participação nesse evento, se isso não me intimidava, principalmente pelo alto investimento financeiro que até exigiu alguns empréstimos, ao tentar levar uma Jaguara que apesar de ser brasileira, é totalmente desconhecida do grande público.
Bom, eu pensei e disse à ele que pensasse em todos aqueles personagens maravilhosos e conhecidos mundialmente que os fãs vão homenagear, vestindo suas camisetas, comprando suas HQs, games, assistindo seus filmes e animês, fantasiando-se dos mesmos. Que pensasse o que aconteceria se cada criador de cada personagem desses se intimidasse em expor seu personagem por estar em "desvantagem" financeira ou de tamanho de exposição na mídia, as pessoas não teriam opções para descobrir, gostar ou desgostar desses personagens.
Que todo herói de capa pararia no Superman, todo herói sinistro pararia no Batman, todo herói de tira pararia no Menino Amarelo, todo herói das selvas pararia no Tarzan, todo personagem de crianças reais pararia na Turma da Mônica. Não teriam opções.
Então, resumi minha participação neste evento à simplesmente ir lá e oferecer UMA opção à mais, para quem quiser conhecer.
Sem esperar nada além disso, senão mostrar o que sei fazer e o que criei, pois trabalhei e trabalhamos muito pra isso. Porque existem outras pessoas envolvidas que também acreditam nisso e que todos nós aqui, merecemos também nos expor e procurar por uma chance. Porque trabalhamos muito para ela ser o melhor que podemos oferecer.
Então a Jaguara irá (e assim terminando meu discurso em tons dramáticos) à Comic Con Experience como uma opção de leitura para quem quiser conhecê-la.
Se o criador não acreditar no seu próprio trabalho, ninguém fará isso por ele.
Este ao meu ver, é o único caminho de um criador para mostrar sua criação ao mundo.

ACREDITAR e TRABALHAR DURO...

É isso! 

Nos veremos por lá então!

Valeu!!!