24 de ago. de 2005

03 - Produzindo Jaguara - Agradecimentos

24/08/2005 10:01

Olá, galera das HQs! 
Como sabem, este blog foi criado para mostrar o processo de criação do próximo livro da minha personagem Jaguara. Hoje, eu gostaria de falar de uma parte importantíssima de qualquer produção de HQ: as pessoas envolvidas! 
Em 1995, quando criei minha personagem na mesa da cozinha da casa dos meus pais, eu tinha muitas esperanças de que um dia ela pudesse sair dali, mas sinceramente, nunca tinha imaginado chegar aonde cheguei. Poder olhar e folhear o livro da Jaguara em uma livraria, à disposição de quem quiser comprar ou simplesmente admirar, é uma sensação indescritível. Hoje até me chegou uma encomenda do livro para um cara lá da Suíça. Pô, dá pra acreditar!? Mas, definitivamente, tenho ciência de que não teria conseguido isso sozinho! Nestes anos de espera, aprendi algo muito importante: não vamos a lugar algum sem ajuda das pessoas. E não adianta pensar diferente, que esta é a real! Mas o pior, é que existem alguns que acham o contrário, que levar tudo no peito sozinho é sinônimo de independência, coragem e talento. E pior, existem aqueles que acham que as pessoas são um simples meio de atingirem seu objetivo para chegarem lá! Putz, que mediocridade! As pessoas existem para serem, antes de tudo, respeitadas e ouvidas para que um dia elas possam nos agraciar com sua escolha por nossa obra! Sem elas, a criação do desenhista jamais deixará de ser um sonho etéreo. 
Hoje, então, gostaria de fazer uns agradecimentos. Deixarei para uma próxima, minha esposa, minha família, amigos e tantos profissionais que fizeram parte deste projeto. 
Em 2003, se não me engano, eu marquei entrevista com um cara que era editor executivo da Conrad, que me recebeu de braços abertos e com muito respeito. Analisou meu projeto, deu dicas importantes, construtivas, otimistas e realistas. Naquele dia, não fechei nada com a editora, mas saí de lá entusiasmado e ciente de que tinha muito trabalho pela frente, e com suas palavras ecoando em minha mente, sabia que tinha uma chance! Hoje, nos tornamos amigos de profissão. O nome desse cara é Sidney Gusman, editor do premiado e importantíssimo site UniversoHQ. Quero deixar registrado aqui, que estou imensamente grato pelo apoio que estou recebendo. Valeu, Sidão!!!! 

 


Ainda em 2003, voltei a visitar uma certa editora (já tinha feito isso em 2001) e fui recebido muito bem também, com entusiasmo e respeito. A editora era a Brainstore. Este ano, voltei a ter contato com esse cara que ainda é o editor desta editora e hoje tem um veículo poderoso de informação em massa, à disposição de nós quadrinhistas brazucas, o site Bigorna.net, especializado em HQ brasileira. Gostaria de agradecer a todo o apoio que minha personagem está recebendo. Valeu, Eloyr!!! 

 


Estes caras são jornalistas de quadrinhos e estão neste mercado maltratado, mas em ascensão, batalhando e apoiando pessoas como nós, que levam em papel sonhos quadrinhografados. Recentemente, fui à entrega do HQ MIX. Foi muito legal, mas creio que falta uma categoria que deveria constar em sua grade de premiações: o de Incentivador de HQ. A luta diária que pessoas como o Sidão e Eloyr travam, não deveria passar em branco para a maioria das pessoas. Valeu, caros amigos!