24 de fev. de 2006

11 - Produzindo Jaguara - Retomando a produção

E ae, cara liga Hqmaníaca! 
Agora que todos já sabem quem ganhou o Concurso Vardi, usando a Jaguara como tema, que tal o desenhista do próximo livro (eu mesmo!) trabalhar um pouco, hein? É bom, né? Bom, ultimamente no Brasil, não está tão difícil publicar algum material (se for bom, claro...), palavra de quem correu atrás durante uns seis anos... O difícil ainda, é viver de sua publicação. E parece que isso ainda vai demorar um pouco para ser vencido em nosso mercado. Mas estamos avançando! Por esse motivo, quem vive (ou melhor, sobrevive!) do seu talento, acaba tendo de encostar seus projetos para fazer trabalhos que rendam grana para que ele possa pagar suas contas e tal... Comigo não é diferente, pois também tenho que caçar e matar um leão por dia para sobreviver. Mas, agora acho que vamos engrenar novamente... Bom, segue mais um estudo da minha personagem, onde tento aprimorar meu traço e conciliar, harmonizar, a avantajada musculatura da Jaguara com sua exuberante beleza. É um desafio e tanto, já que ela não pode ficar com aquele visual "traveco musculoso", sacaram? Como uma mulher que pode matar uma onça com as próprias mãos, possa parecer sensual e delicada ao mesmo tempo? Este é, sem dúvida, o maior desafio que tenho desde o começo, além de,claro, manter os traços indígenas da personagem.... Por isso peço o auxílio dos visitantes (não precisa ser universitário exatamente) para que opinem, se possível, sobre isso com os desenhos que vou mostrar a seguir: 


Vejam este esboço da Jaguara... Uma das partes de seu corpo mais avantajada seriam suas pernas. Imaginem uma criança acostumada a correr, subir em árvores, saltar, e no caso da Jaguara, chutar alguns traseiros de índios que se julgavam sueriores as mulheres! Some a isso uma dieta rica em proteínas, principalmente vindas de peixes, carboidratos, frutas e legumes em abundância. Tudo feito de modo natural. Sempre medindo forças com meninos e guerreiros, animais e feras da mata, imaginem como ela cresceu e desenvolveu... Esta é a Jaguara, uma das mais perfeitas atletas e guerreira conhecida. Por isso tenho que desenhá-la assim, por isso eu pergunto: o que acharam do desenho acima? 


Este é o personagem Ikan, que a partir do livro 2, terá uma importância tremenda no universo da Jaguara, simplesmente por este índio de 2,06 de altura, ter sido o mentor da guerreira e ter se afastado da tribo, por um motivo muito secreto, que todos vão começar a descobrir aos poucos, conforme o andamento das histórias. Este desenho fiz de forma bem expontânea, bem solto mesmo, mas eu gostei do resultado. Novamente pergunto: o que acharam deste esboço? 
Bom, recebi algumas críticas, observações e sugestões sobre meu desenho do livro 1. O Legal, é que sobre o roteiro e a história, recebi só elogios. Então eu sei onde devo melhorar, que é meu traço. O artista nunca, nunca, nunca está com seu desenho bom. Acredito que sempre há o que se melhorar. Quando o desenhista acha que chegou ao topo, que seu desenho está impecável e tal, provavelmente não irá muito longe. Se você quer transmitir humanidade ao seu personagem, não importa qual estilo desenhe, o artista tem que ser uma boa pessoa, pois sua personagem irá refletir um pouco do seu ego e isso pode ser perigoso, se a pessoa se achar a tal. Por isso o artista tem que respeitar demais seus leitores, e trabalhar duro e continuamente, para melhorar seu trabalho sempre, em respeito a estas pessoas que optaram pelo sua obra e personagem. Por isso, me ajudem a melhorar dando suas opiniões, quando possível. Fazendo isso, você terá um lugar de destaque ao lado de Nhanderubussu! Valeu e até a próxima!!!!!!!