10 de mai. de 2011

21 - Produzindo Jaguara - Prestigiando um amigo de trabalho

Toikobé!
Na sexta-feira passada teve um lançamento de um livro muito legal e quase que obrigatório para quem trabalha ou curte quadrinhos, que foi o lançamento do ArtBook do ilustrador Renato Guedes.
O evento aconteceu na Quanta e para quem não conhece, o Renato atualmente é contratado da Marvel e está produzindo a revista do Wolverine, junto com meu amigo José Wilson Magalhães, que é o arte-finalista dessa série.
Acho importante falar sobre lançamentos de autores nacionais por uma questão de respeito, admiração e companheirismo, já que estamos no mesmo "barco", por assim dizer.
Além do Wilson, que é amigo de longa data, o Renato é um cara muito legal, talentoso e simples, apesar de sua projeção e estatus internacional. Um cara muito acessível e prestativo, que fez questão de tirar fotos e dar a opção de escolha de qualquer personagem aos leitores que compareceram neste lançamento, que ele desenhou pacientemente a cada um na segunda capa de seu livro.
Seu trabalho é realmente muito bom desde quando desenhava Smallville, passando por Omac, Superman, Supergirl, Arqueiro Verde e Canário Negro até o atual Wolverine. Vale realçar que desde a série Omac, o José Wilson está trabalhando em parceria com ele, fazendo a arte-final.
Como a maioria deve saber, eu dou aula de Quadrinhos e Desenho Básico na EBA! - Estúdios Artísticos Brasil desde 2001. Em 2005, fizemos um evento em novembro, onde tivemos várias palestras sobre Quadrinhos e Artes e em uma delas, o Renato Guedes e o colorista Rodrigo Reis, que na época trabalhavam para a revista Superman da DC Comics, falaram sobre a Produção de Histórias em Quadrinhos para o Mercado Americano e tiraram dúvidas e deram sugestões ao público presente ao evento.
Veja a foto:

Rodrigo Reis, Renato Guedes e Eloyr Pacheco, em palestra na EBA! em 2005.

A seguir, segue fotos do evento de lançamento do livro do Renato. Este post teve a intenção de prestigiar dois grades profissionais do mercado de quadrinhos, que representam muito bem os artistas brasileiros lá fora com talento e profissionalismo, mas além disso, teve uma questão pessoal, pois além de admirador e fã do trabalho de ambos, o Renato me concedeu gentilmente um belo privilégio, que vocês podem conferir a seguir:

 Foto de parte do conteúdo e da capa do livro de Renato Guedes.

Eu posando como fã junto ao Renato.

O autor desenhando uma certa personagem solicitada.

Aí está um grande privilégio sem dúvidas!

Este post foi dedicado a este lançamento legal, de um cara muito legal e que me concedeu um privilégio mais legal ainda.
É isso!

Valeu!