29 de mai. de 2011

23 - Produzindo Jaguara - Novas páginas

Toikobé!
E a produção do livro II da Jaguara está à todo vapor. Agora vou mostrar duas páginas de uma sequência de luta da Jaguara antes dela se tornar a líder de sua tribo ou quando estava bem perto de ser... Enigma!!!
Será uma sequência bem brutal que estou trabalhando à algum tempo. Pela sua brutalidade, estou tentando amenizar com os movimentos desenhados como se fosse um balé mortal, com movimentos de luta livre precisos e sequenciais.
Nestas duas páginas que vou mostrar, a Jaguara está em posição de desvantagem a mercê de um poderoso guerreiro Txucarramãe. Ao final de toda a sequência, que terá umas 12 ou 15 páginas, mostrarei um desfecho surpreendente, que mostra um pouco da honra e cultura de guerra das tribos indígenas de séculos atrás.
Ressalto que toda pesquisa que faço é para ter embasamento cultural, mas sem a intenção de ser didático e totalmente fiel. Faço como uma "pitada" de história no mundo fantástico da Jaguara.
Bom, vejam os esboços iniciais da página 02 a seguir:


Neste primeiro esboço da página 02, o quadro 1 não estava bom, pois a visão do leitor estava por trás dos ombros da Jaguara. Creio que me equivoquei após analisar que a melhor visão para o leitor seria se aproximar dessa cena com a visão dos índios que assistiam ao embate. A sensação de descoberta seria maior. No quadro 2, a posição e o enquadro não tinha ficado bom. Ficou estranho na verdade, por isso modifiquei também. No quadro 3, a ideia inicial era mostrar a Jaguara caída, machucada e exausta. Mas vendo ela desenhada completamente estirada no chão, creio que acabei mudando sua condição de desvantagem para completamente vencida. Me deu a impressão de que ela seria incapaz de reagir ao guerreiro Txucarramãe.


Nesta nova versão da página 02, o quadro 1 ficou com uma visão realmente melhor, como se o leitor estivesse entre os índios querendo saber o que está acontecendo. No quadro 2, eu respondo imediatamente à questão do leitor, levando-o direto para perto da Jaguara para ver sua real condição física. No quadro 3, ela está semicaída, demonstrando abatimento físico, mas deixando a entender que pode se levantar. Isso não era passado no esboço anterior, já que uma pessoa caída e estirada no chão tem muito menos chances de reagir e se levantar de repente.


Na página 03, o olhar da Jaguara precede o que ela está prestes a fazer e há um preparo para uma longa sequência de luta...

Estes esboços tenho o hábito de fazer em papel sulfite 90 gr. A4, desta forma consigo um controle maior na evolução da história, corrigindo possíveis erros antes de passar para a folha A3.
As mudanças da página 02 me deixaram satisfeito, mas ainda é possível que eu mude e acrescente pequenos detalhes quando for passar à limpo.
De qualquer forma, está sendo imensamente prazeroso e estimulante ver sua história tomar forma. Muito revigorante mesmo. Por falar em revigorar, vou colocar aqui duas músicas que eu escutei para fazer as páginas 02 e 03 a seguir:


Como a página 02 falava de sofrimento e do imprevisto, pensei em uma música mais calma que me desse a ideia de algo inesperado, gracioso e forte a ser descoberto. A música que usei foi de uma musicista (meio-soprano) irlandesa que gosto muito chamada Enya. Esta música creio que muitos já devem ter escutado e se chama Orinoco Flow do álbum The Very Best of Enya 2009. Vale muito à pena...


A página 03 mostra uma preparação para algo maior, brutal com muita determinação e garra. Uma superação mesmo, como o "crescendo" de uma ópera. A música que me dá essas sensações, até comentei no final do post passado. Ela se chama Everything's Gone Green do New Order. Estimulante e progressiva!
Colocarei mais pra frente a finalização dessas duas páginas.
É isso.

Valeu!