27 de set. de 2011

32 - Produzindo Jaguara - Workshop na SAGA

Toikobé!
Neste domingo passado, dia 25 de setembro, eu e meus amigos José Wilson (arte-finalista da revista Wolverine), Cidão (capista do Zé Carioca e Pato Donald) e Betão (Artista Plástico), fomos gentilmente convidados a dar um Workshop sobre ilustração na SAGA - School of Art, Game and Animation para uma galera super interessada e animada, que nos deixou muito honrados e felizes.
Quando surgiu o convite a algumas semanas, ficamos pensando em como poderia acontecer este workshop para que ele pudesse marcar de alguma forma o público, algo mais do que chegarmos lá, falarmos, eles escutarem e irem embora.
A ideia era que eles participassem também do palestra, que interagissem conosco. Que fosse algo mais pessoal e amigável, que fosse dado oportunidades.
Em 2009, fizemos uma palestra sobre Processos de Produção de Quadrinhos na UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul - para um razoável grupo de professores através do INSTITUTO ARTE NA ESCOLA.
Foi algo muito legal e prazeroso e o público interagiu bastante conosco, porque fizemos uma linha de produção ao vivo.
Então, pensamos em trazer este formato de palestra e linha de produção para o evento da SAGA, acreditando que teria o mesmo efeito.
Combinamos os detalhes entre nós e fomos muito otimistas para o evento.
Quem nos fez o convite foi nosso amigo Diego, coordenador do curso START da SAGA, que nos deu total liberdade para a apresentação e nos ofereceu uma excelente estrutura para isso, reunindo um competente e animado Staff para nos auxiliar!
Quando chegamos na escola, a público já estava por lá, animados e ansiosos com o evento todo, já que as palestras faziam parte de um campeonato de games nacional entre as unidades da SAGA.
Fomos muito bem recepcionados e assessorados do começo ao fim, mas nossa grande expectativa estava em iniciar o Workshop e sentir a reação do público.
Vejam então algumas fotos:
Unidade da SAGA no Tatuapé

Preparação para o primeiro Workshop: Betão, Cidão, eu e o José Wilson.

Público ansioso no primeiro Workshop, marcado das 10h00 as 12h30.

 
O primeiro a iniciar foi nosso amigo Cidão, falando sobre sua consagrada carreira como ilustrador de personagens Disney.


José Wilson foi o segundo, explicando a importância da arte-final à nanquim na ilustração e como seu talento e dedicação o tornaram um dos melhores arte-finalistas do Brasil.



Betão, com seu bom humor característico, mostrou excelentes trabalhos de outra área importante de atuação na ilustração: o mercado publicitário. Sua experiência de quase 40 anos deram o tom de sua esplanação.


Em seguida, em minha apresentação tive a oportunidade de falar de outros trabalhos que já fiz, como personagens que licenciei para empresas de papelaria e como ilustrador de livros infantis. No detalhe, mostro um fichário com minhas personagens "Docinhos" em um de seus produtos licenciados.

Em seguida, fizemos nossa linha de produção, onde todos puderam acompanhar de perto como trabalhamos realmente. O Cidão fez desenhos à lápis, o José Wilson fez arte-final, o Betão fez colorização com tinta Ecoline e eu fiz colorização digital, no detalhe o início da pintura de um Zé Carioca feito pelo Cidão. E foi o que esperávamos: total interação do público. Todos puderam, além de acompanhar, conversar com cada um de nós, tirar dúvidas e fotos, além de boas risadas.

Voltamos após um belo almoço, para o segundo Workshop, marcado das 15h00 as 17h30.
Mantendo a ordem, o Cidão inicia as apresentações. No detalhe, explica estudos de movimentos do Zé Carioca.

 José Wilson, muito tranquilo, explica sobre como se tornou arte-finalista da DC Comics e Marvel Comics.

Betão enche os olhos do público com mais artes de peças publicitárias, sua grande especialidade.

Na minha apresentação pude falar um pouco mais sobre a Jaguara. No detalhe, mostro um concept de cenário do segundo livro que estou atualmente produzindo.

Para nossa surpresa, o Worshop da tarde ficou lotado! Ficamos felizes e emocionados com tanta atenção e receptividade.

Tentamos dar o máximo de atenção que a galera merecia, assim como sempre fazemos em eventos desse porte. No detalhe, o Cidão explica um Guia de Estilos do Pluto.

José Wilson fez a alegria da galera ao artefinalizar e presentear os participantes do Workshop. Muitos ganharam os desenhos autografados feitos em nossa linha de produção.

O Betão demonstra sua versatilidade, pintando ao vivo um Zé Carioca com tintas Ecoline. Isso demonstra que o ilustrador não pode somente depender da colorização digital.

 A galera realmente participou, fazendo muitas perguntas e comentários sobre nossos trabalhos. Alguns até trouxeram trabalhos para avaliarmos e darmos nossas opiniões. No detalhe, estou fazendo um desenho da Jaguara sobre os olhares curiosos e carinhosos dos participantes.

No final, foram muitas fotos com a galera. Aqui, nosso amigo Betão posando com o competente e animado Staff da SAGA.

Nosso amigo Diego, que nos convidou para este importante evento, posa com o Cidão.

Diego e José Wilson selando uma grande amizade.

Minha amizade com o Diego iniciou-se desde quando entrei na SAGA para estudar. Além de games, o basquete é o esporte que gostamos e praticamos.

Este evento na SAGA foi fantástico e acredito que todos ficamos satisfeitos com o resultado.
A galera que foi nos prestigiar realmente se mostrou empolgada e ficaram satisfeitas e motivadas, conforme demonstravam abertamente com seus elogios e fotos, que a todo instante tirávamos com eles.
Elogio aqui o empenho de todos os envolvidos que fizeram acontecer este Workshop, em especial ao Diego, que batalhou para que acontecesse realmente. Obrigado à SAGA pela oportunidade, aos professores que nos ajudaram em nossa apresentações, obrigado também ao maravilhoso Staff, que além de nos auxiliar em tudo, tiveram muito empenho, carinho e respeito pelas nossas pessoas.
Um obrigado muito especial a todos que participaram de nosso Workshop, com sua atenção, alegria e interesse.
Finalizo dizendo que a ilustração é uma área enorme e hoje, com tanta tecnologia e formas de mídia, é uma área fértil e acolhedora para aqueles que quisserem ingressar neste mundo profissional e de fantasia.
Parabéns à SAGA por promover algo assim para seus alunos.

Vejam mais fotos no blog do J. Wilson: http://finalmentearte.blogspot.com

Ah! E antes que eu esqueça, fomos convidados para ir no próximo domingo, dia 02 de outubro fazer outro Workshop, agora na unidade da SAGA na Lapa.
Esperamos todos por lá.

É isso!

Valeu!