3 de mar. de 2011

13 - Produzindo Jaguara - Retomada!

Toikobé, caros amigos!
Após alguns longos e inesperados anos, volto neste blog para continuar descrevendo o processo de produção do livro 2 da Jaguara, intitulado "O Segredo dos Guarini'kai".
Durante este tempo, este autor que vos fala continuou com suas multi-tarefas, como é comum à criadores de personagens. Finalizei uma faculdade de Educação Artística e editei um jornal para crianças durante 3 anos chamado "Eureca! SuperKids". Atualmente estou trabalhando na área de Comunicação de uma renomada editora de livros técnicos e científicos. Muitas coisas me impediram de continuar a produzir a Jaguara, mas finalmente, tudo entrou nos eixos novamente e cá estou cuidando com empenho e muito carinho da minha personagem predileta.
Falando da produção, atualmente estou revendo o enredo e as páginas esboçadas do livro 2, algo normal, já que geralmente o primeiro esboço da história sai com mais páginas do que deveria.
Mas antes de falar nisso, gostaria de mostrar a todos um pouco das referências e pesquisas que me ajudaram a desenvolver e definir o universo da Jaguara.
Aliás, neste novo blog, coloquei posts antigos, desde 2005, para quem quiser rever ou descobrir o que já foi feito durante este tempo.
Bom, a Jaguara foi uma ideia que nasceu em 1995, na mesa da cozinha da minha mãe. Fiz vários esboços para idealizá-la mas somente em 1996, quando conheci o Daniel Vardi e o professor Eduardo Navarro que a Jaguara se torno visualmente e conceitualmente definida. Mas o que eu realmente quero mostrar hoje é algumas imagens da tribo dos Krenakores ou Panarás, conhecidos como índios gigantes, que me baseie e fundamentei a origem da Jaguara. Eles eram chamados de Kren-a-karore pelos inimigos Txucarramães e por outras tribos, mas se auto intitulavam Panarás. Essa tribo era conhecida a muito tempo, muito tempo mesmo exatamente por sua extravagância genética, pois haviam rumores entres muitas tribos brasileiras que estes índios passavam de 2 metros de altura!
Como é isso? Índios com 2 metros de altura sendo que a maioria da população indígena brasileira está em torno de 1,62 m?!?!?!
Os Panarás eram os últimos descendentes dos Kayapós do sul, grupo nômade que falava uma língua da família Jê e habitava o Brasil Central, no século XVIII, do norte de São Paulo até o Mato Grosso. Lutaram muito contra os portugueses nessa época.
Pesquisando, descobri que em 1973, o indigenista Orlando Villas Bôas e seu irmão Cláudio Villas Bôas, após muitas tentativas, conseguiram finalmente um contato direto com essa tribo arisca. Orlando afirma que a maioria tinha uma estatura muito abaixo do que ele esperava, mas tinha realmente um grupo de guerreiros que passava de 2 metros de altura.
Infelizmente, logo após o contato com nosso magnífico povo "culturado" branco, eles começaram a ficar doentes e a morrerem aos montes. De 400 Panarás sobraram apenas 79 até que em 1975 e após muito esforço de Orlando e Cláudio e da própria Funai, eles foram transferidos para o Parque do Xingu e hoje já tem quase a população original. Seguem algumas fotos impressionantes que a expedição de Orlando tirou na época:



Foto tirada por Pedro Martinelli de avião do primeiro avistamento da tribo dos Panarás.



Foto do primeiro Krenakore avistado pela expedição chamado Sôkriti, tirada pelo famoso fotógrafo Pedro Martinelli.


A foto acima estampou a capa de vários jornais na época. Exemplar de "O Globo".


Dois jovens índios Panarás, que segundo relatos, eram alguns dos poucos extremamente altos. Percebe-se nessas fotos (acima e abaixo) o porte atlético que tinham.


Foto de Orlando (1,72 m) aplicando vacina no índio Panará Mengrire de impressionantes 2,06 m de altura.


Índio Panará carregando sacos de farinha para trabalhadores de estrada. Início de contágio de diversas doenças que viriam a dizimá-los quase completamente.

A história desse valoroso povo me impressionou, tanto pelo misticismo em torno de sua altura quanto pela sua real grandeza: de lutar por seu espaço e por se manterem vivos. Realmente eram gigantes em todos os sentidos.
Quando me deparei com isso tudo, modestamente quis prestar minha homenagem trazendo o nome e a bravura deste povo para o universo da Jaguara.
Claro que minha proposta nunca foi ser totalmente fiel e didático ao tema, mas mesclar real com fictício e fundamentar da melhor maneira possível todo enredo das histórias da Jaguara com a nossa cultura.
Mostrar um pouco da pesquisa que um autor faz para dar vida ao seus personagens ajuda aos leitores e interessados a terem uma ideia do trabalho e dedicação que temos de ter para fazer algo bom e consistente, como em qualquer projeto ou trabalho em nossas vidas.
Este post de hoje, após este longo período de notícias, me deixa muito feliz por retomar a produção de forma constante e poder continuar o trabalho. Algumas boas novidades estão à vista e as contarei conforme for avançando na produção.
Por enquanto, agradeço a atenção e até a próxima!
Valeu!