17 de mar. de 2011

15 - Produzindo Jaguara - Evolução do traço

Toikobé!
Sempre que leio uma HQ ou vejo algum desenho animado (animação 2D e 3D), fico imaginando o processo de criação, da ideia inicial aos primeiros esboços e desenvolvimento da história e dos personagens.
É interessante entender o processo que aqueles artistas ou artista fizeram para chegarem ao seu produto final.
A Jaguara foi criada em 1995 (na mesa da cozinha da minha mãe...) e era, como a maioria das criações de personagens, um pouco, na verdade, muito diferente do visual que ela tem hoje.
Vasculhando meus desenhos e esboços da época, encontrei (e quando falo que encontrei, é porque encontrei mesmo!) alguns desenhos que mostram a linha de evolução do traço da Jaguara, que segue abaixo:


Jaguara em 1995 - Primeiro desenho completo da personagem, com um visual atlético mas com vestimentas totalmente erradas para a proposta de seu universo. Claro que percebi isso depois de algum tempo após admirar este desenho por alguns meses...

Jaguara 1996 - Neste desenho, ela já tem a vestimenta "diminuída" por assim dizer, inclusive com detalhes de pele de onça. Mas possuiu um tipo de bota que ainda não se encaixava com a proposta. Pergunta: "Mas você não percebeu isso quando desenhou essas botas nadahaver?" - Resposta do desenhista iniciante: "Não..."

Jaguara 1997 - Agora sim ela adquire o visual quase definitivo. Nessa época, após muitas conversas com o Prof. Eduardo Navarro e depois de mostrar para algumas pessoas, cheguei nesta versão que me deixou mais realizado e próximo do que realmente eu queria para a personagem.


Jaguara 2004 - Este desenho foi o último da última página do primeiro livro "Jaguara - Guerreira e Soberana" que fiz 4 meses antes de publicá-lo pela Via Lettera (19 de abril de 2005). Essa pose imponente e o visual de guerreira e soberana é o que espero continuar transmitindo nos próximos livros.

Esta evolução ainda continua, pois em meu primeiro livro, fui muito influenciado pela linha Image de quadrinhos, em especial pelos desenhos e narrativa do desenhista americano Greg Capullo nos primeiros 3 capítulos do livro que os desenhei, respectivamente, em 1998, 2000 e 2003. Em 2004, fui mais influenciado pelos desenhos de John Buscema e Cláudio Castellini e procurei usar uma narrativa mais acadêmica, certinha.
A Jaguara deverá ter pequenas mudanças em sua vestimenta, principalmente em sua tanga, que convenhamos (e eu não tinha me ligado nisso antes...) é inverossímil para suas façanhas atléticas. Culpa das fitinhas da Angela desenhada pelo Capullo...
A pergunta que fica, após esta explicação é: "Você copia o estilo de outros desenhistas?" e minha resposta é "Por enquanto sim!". Mas deixa eu finalizar esta afirmação: Todo desenhista iniciante, para evoluir, além de muita prática e treino, deve se basear naqueles que tem mais experiência. Creio que é até uma questão desse desenhista se descobrir e ver qual estilo geral (herói, cartoon, mangá, europeu, erótico, estilizado etc) lhe é mais natural de fazer. Dentro do estilo geral, ele deve apreciar estilos pessoais de desenhistas profissionais e isso não é pecado ou falta de criatividade visual. De forma alguma! Mas essa descoberta pelo seu estilo é válida como experiência. Certamente, após muita prática, o estilo pessoal desse desenhista iniciante irá aflorar e quando isso acontecer, ele já será um profissional com certa experiência. E provavelmente, a partir desse ponto, será reconhecido pelo seu traço. Tenho essa pretensão, mas por enquanto quero focar em ser reconhecido pela minha personagem fazendo o melhor que posso com a prática e habilidade que tenho hoje. Produzir ainda é o melhor jeito de evoluir!
Obrigado pela atenção!

Valeu!