9 de mar. de 2011

14 - Produzindo Jaguara - Livros, livros, livros...

Toikobé!
Vou mostrar um pouco dos materiais de pesquisa que usei e uso como referência para construir as aventuras da Jaguara.
Hoje, a internet é uma fonte inesgotável de pesquisa e um grande aliado do ilustrador na hora de criar e desenvolver seus personagens. Mas bons livros são essenciais para uma pesquisa consistente e detalhada. Separei então alguns livros (os mais usados) que são minha fonte permanente de leitura:


1 - AMAZÔNIA - O Desafio dos Trópicos, Jarbas G. Passarinho, Primor, Rio de Janeiro, RJ, 1971. Livro que descreve um pouco da história da Amazônia com excelentes fotografias. Descrições das fotos em Português, Inglês e Francês.

2 - ANTOLOGIA DO FOLCLORE BRASILEIRO, Luiz da Câmara Cascudo, Livraria Martins Editora, São Paulo, SP, 1943. Neste livro de 1943, Câmara Cascudo faz um levantamento dos relatos escritos por cronistas  coloniais entre os séculos XVI a XX além de viajantes estrangeiros e estudiosos do Brasil.

3 - MÉTODO MODERNO DE TUPI ANTIGO, Eduardo de Almeida Navarro, Petrópolis, RJ, 1998. Primeiro livro didático de Tupi Antigo, língua falada largamente no Brasil até metade do século XVII. Escrita pelo Prof. Eduardo Navarro que também participa das traduções e adaptações nos livros da Jaguara, esta obra é uma das únicas em todo o Brasil. Livro de cabeceira.

4 - XINGU, Orlando Villas Boas e Claúdio Villas Boas, Zahar Editores, Rio de Janeiro, RJ, 1972. Livro que fala sobre as tribos que vivem no Parque do Xingu, focando seus hábitos, cultura e mitos.

5 - LENDAS E MITOS DO BRASIL, Theobaldo Miranda Santos (com ilustrações do mestre Manoel Victor Filho), Companhia Editora Brasil, São Paulo, SP, 1992. Fala sobre lendas e mitos por regiões do Brasil.

6 - CULTURA INDÍGENAS DO BRASIL, Aurélio M. G. de Abreu, Traço Editora, São Paulo, SP, 1987. A obra fala de civilizações antigas e suas influências e raízes em nossa cultura indígena atual.

7 - ÍNDIOS DO BRASIL, Julio Cezar Melatti, Editora Universidade de Brasília, Brasília, DF, 1987. Livro enfoca e descreve uma visão da cultura indígena mais próxima da realidade. Livro com informações preciosíssimas.

8 - ORLANDO VILLAS BÔAS - Histórias e Causos, FTD, São Paulo, SP, 2005. Autobiografia do indigenista, falecido no dia 12 de dezembro de 2002. Esta obra foi finalizada com a colaboração de sua esposa Marina, que tive a honra de conhecer e de seus dois filhos Orlando e Noel. Obra que retrata as aventuras e descobertas de Orlando, coroando sua inestimável contribuição para nossa cultura e sociedade.

Claro que tive outras muitas fontes de pesquisa, mas estes livros foram os principais realmente.
Mesmo que não tenhamos intenção de criar ou contar uma história de teor altamente histórico e didático, é importante na minha opinião, fazermos uma pesquisa sobre aquilo que queremos mostrar.
E posso garantir que conhecemos muitas pessoas bacanas e interessantes neste processo de busca por informação. Me sinto orgulhoso das pessoas que conheci através de meu projeto como o prestigiado Prof. Navarro, que hoje é meu amigo e tantas outras pessoas importantes que fizeram parte desta descoberta.
Realmente vale o esforço, interesse e capricho!
Obrigado pela atenção!
Valeu!